A CPU e o dissipador de calor/ventoinha podem ser instalados na placa-mãe antes da inserção da placa-mãe no gabinete do computador.
CPU A Figura 1 mostra a imagem amplificada da CPU e da placa-mãe. A CPU e a placa-mãe são sensíveis à descarga eletrostática. Ao manusear a CPU e a placa-mãe, tenha o cuidado de posicioná-las sobre uma manta antistática aterrada. Use uma pulseira antistática ao trabalhar com esses componentes.
CUIDADO: Nunca toque nos contatos da CPU ao manuseá-la.
A CPU é fixada ao soquete da placa-mãe por uma trava. Os soquetes de CPU atuais são soquetes ZIF. Familiarize-se com a trava antes de tentar fixar uma CPU ao soquete da placa-mãe.
O composto térmico ajuda a manter a temperatura da CPU. A Figura 2 mostra o composto térmico sendo aplicado à CPU.
Se você instalar uma CPU usada, use álcool isopropílico para limpar a CPU e a base do dissipador de calor. Esse procedimento remove todos os resquícios de compostos térmicos antigos. Assim, as superfícies estarão prontas para uma nova camada de composto térmico. Siga as instruções do fabricante sobre como aplicar o composto térmico.
Dissipador de calor/ventoinha A Figura 3 mostra o dissipador de calor/ventoinha. Trata-se de um dispositivo de resfriamento dividido em duas partes. O dissipador de calor dispersa o calor da CPU. A ventoinha afasta o calor do dissipador de calor. Em geral, o dissipador de calor/ventoinha tem um conector de energia de 3 pinos.
A Figura 4 mostra o conector e o cabeçote da placa-mãe para o dissipador de calor/ventoinha.
Siga estas instruções para instalar a CPU e o dissipador de calor/ventoinha:
- Alinhe a CPU para que o indicador da Conexão 1 se alinhe com o Pino 1 no soquete da CPU. Esse procedimento garante que os entalhes da CPU se alinhem às travas no soquete da CPU.
- Encaixe a CPU cuidadosamente no soquete.
- Feche a placa de carregamento da CPU e prenda-a no lugar, fechando a alavanca de carregamento e movendo-a sob a lingüeta de retenção da alavanca.
- Aplique uma pequena quantidade de composto térmico à CPU e espalhe-o uniformemente. Siga as instruções de aplicação fornecidas pelo fabricante.
- Alinhe os retentores do dissipador de calor/ventoinha com os furos na placa-mãe:
- Insira o dissipador de calor/ventoinha no soquete da CPU cuidadosamente para não prender os fios da ventoinha.
- Aperte os retentores do dissipador de calor/ventoinha para que fiquem bem presos.
- Conecte o cabo de energia do dissipador de calor/ventoinha ao cabeçote da placa-mãe.
|
A exemplo da CPU e do dissipador de calor/ventoinha, a RAM é instalada na placa-mãe antes da inserção da placa-mãe no gabinete do computador. Antes de instalar o módulo de memória, consulte a documentação ou o site do fabricante da placa-mãe para verificar se a RAM é compatível com a placa-mãe.
A RAM fornece armazenamento de dados temporário à CPU enquanto o computador está em funcionamento. RAM é memória volátil, e isso significa que seu conteúdo se perde quando o computador é desligado. Normalmente, o uso de mais RAM melhora o desempenho do computador.
Siga estas etapas para a instalação da RAM:
- Alinhe os entalhes do módulo de RAM às travas do slot e pressione o módulo para baixo até suas guias laterais se encaixarem.
- Certifique-se de que as guias laterais prenderam o módulo de RAM. Verifique se há contatos expostos.
Repita essas etapas para módulos de RAM adicionais.
|
A placa-mãe está pronta para ser instalada no gabinete do computador. Suportes de plástico e metal são usados para a montagem da placa-mãe e para evitar que ela toque as partes metálicas do gabinete. Instale somente os suportes que se encaixam aos furos da placa-mãe. A instalação de suportes adicionais pode impedir o bom posicionamento da placa-mãe no gabinete do computador.
Siga estas etapas para a instalação da placa-mãe:
- Instale suportes no gabinete do computador.
- Alinhe os conectores de E/S na parte traseira da placa-mãe com as aberturas na parte traseira do gabinete.
- Alinhe os furos do parafuso da placa-mãe com os suportes.
- Insira todos os parafusos da placa-mãe.
- Aperte todos os parafusos da placa-mãe.
Instalar unidades internas | |
|
As unidades instaladas em compartimentos internos chamam-se unidades internas. A unidade de disco rígido (HDD) é um exemplo de unidade interna.
Siga estas etapas para a instalação da unidade de disco rígido:
- Posicione a unidade de disco rígido para que se encaixe no compartimento de unidade de cerca de 9 cm.
- Insira a unidade de disco rígido no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete.
- Fixe a unidade de disco rígido ao gabinete usando os parafusos corretos.
Instalar a unidade óptica | |
|
A unidade óptica é um dispositivo de armazenamento que lê e grava informações em CDs e DVDs. Um conector de energia Molex fornece energia da fonte de energia à unidade óptica. Um cabo PATA conecta a unidade óptica à placa-mãe.
Siga estas etapas para a instalação da unidade óptica:
- Posicione a unidade óptica para que se encaixe no compartimento da unidade de cerca de 13,4 cm.
- Insira a unidade óptica no compartimento de forma que os furos da unidade se alinhem aos do parafuso do gabinete.
- Fixe a unidade óptica no gabinete usando os parafusos corretos.
|
Os adaptadores são instalados para conferir funcionalidade extra ao computador. Os adaptadores devem ser compatíveis com o slot de expansão. Esta seção enfoca a instalação de três tipos de adaptadores.
|
A placa de rede permite que o computador se comunique com a rede. As placas de rede usam slots de expansão PCI e PCIe na placa-mãe.
Siga estas etapas para a instalação da placa de rede:
- Encaixe a placa de rede no slot de expansão apropriado na placa-mãe.
- Pressione cuidadosamente a placa de rede para baixo até encaixá-la totalmente.
- Prenda o suporte de montagem da placa de rede do PC ao gabinete com o parafuso correto.
Instalar a placa de rede sem fio | |
|
A placa de rede sem fio permite que o computador se comunique com uma rede sem fio. As placas de rede sem fio usam slots de expansão PCI e PCIe na placa-mãe. Algumas placas de rede sem fio são instaladas externamente com um conector USB.
Siga estas etapas para a instalação da placa de rede sem fio:
- Encaixe a placa de rede sem fio no slot de expansão apropriado na placa-mãe.
- Pressione cuidadosamente a placa de rede sem fio para baixo até encaixá-la totalmente.
- Prenda o suporte de montagem da placa de rede sem fio do PC ao gabinete com o parafuso correto.
Conectar todos os cabos internos | |
|
Os cabos de energia são usados para distribuir eletricidade da fonte de energia para a placa-mãe e para outros componentes. Os cabos de dados transmitem dados entre a placa-mãe e os dispositivos de armazenamento, como os discos rígidos. Cabos adicionais conectam os botões e os leds dos links na parte frontal do gabinete do computador à placa-mãe.
Após a conclusão desta seção, você estará apto a:
- Conectar os cabos de energia.
- Conectar os cabos de dados.
Conectar todos os cabos internos | |
|
Os cabos de energia são usados para distribuir eletricidade da fonte de energia para a placa-mãe e para outros componentes. Os cabos de dados transmitem dados entre a placa-mãe e os dispositivos de armazenamento, como os discos rígidos. Cabos adicionais conectam os botões e os leds dos links na parte frontal do gabinete do computador à placa-mãe.
Após a conclusão desta seção, você estará apto a:
- Conectar os cabos de energia.
- Conectar os cabos de dados.
Conectar os cabos de energia | |
|
Conexões de energia da placa-mãe Assim como outros componentes, a placa-mãe requer energia para funcionar. O principal conector de energia ATX (Advanced Technology Extended) tem 20 ou 24 pinos. A fonte de energia também pode ter um conector de energia auxiliar (AUX) de 4 ou 6 pinos que se encaixa na placa-mãe. Um conector de 20 pinos funcionará na placa-mãe com um conector (soquete) de 24 pinos.
Siga estas etapas para a instalação do cabo de energia da placa-mãe:
- Encaixe o conector de energia ATX de 20 pinos no conector da placa-mãe. [Figura 1]
- Pressione cuidadosamente o conector para baixo até encaixá-lo.
- Encaixe o conector de energia AUX de 4 pinos no conector da placa-mãe. [Figura 2]
- Pressione cuidadosamente o conector para baixo até encaixá-lo.
Conectores de energia SATA Os conectores de energia SATA usam um conector de 15 pinos. Conectores de energia SATA são usados em unidades de disco rígido, unidades ópticas ou outros dispositivos que tenham um conector de energia SATA.
Conectores de energia Molex Unidades de disco rígido e unidades ópticas que não têm conectores de energia SATA usam o conector de energia Molex.
CUIDADO: Não utilize o conector Molex e o conector de energia SATA na mesma unidade simultaneamente.
Conectores de energia Berg O conector de energia Berg de 4 pinos fornece energia à unidade de disquete.
Siga estas etapas para a instalação do conector de energia:
- Encaixe o conector de energia SATA à unidade de disco rígido. [Figura 3]
- Encaixe o conector de energia Molex na unidade óptica. [Figura 4]
- Encaixe o conector de energia Berg de 4 pinos na unidade de disquete. [Figura 5]
- Encaixe o conector de energia da ventoinha de 3 pinos na cabeça da ventoinha apropriada da placa-mãe, como indica o manual da placa-mãe. [Figura 6]
- Encaixe os cabos adicionais do gabinete nos conectores apropriados, como indica o manual da placa-mãe.
Conectar os cabos de dados | |
|
As unidades conectam-se à placa-mãe por meio de cabos de dados. A unidade a ser conectada determina o tipo de cabo de dados que será usado. Os tipos de cabos de dados são: PATA, SATA e disquete.
Cabos de dados PATA O cabo PATA também é conhecido como cabo fita por ser largo e achatado. O cabo PATA pode ter 40 ou 80 condutores. Normalmente, o cabo PATA tem três conectores de 40 pinos. Um conector na extremidade do cabo encaixa-se na placa-mãe. Os outros dois conectores encaixam-se nas unidades. Se várias unidades de disco rígido forem instaladas, a unidade mestre será encaixada no conector da extremidade. A unidade escrava se encaixará no conector do meio.
Uma faixa no cabo de dados denota o pino 1. Conecte o cabo PATA à unidade, com o indicador de pino 1 no cabo, alinhado ao indicador do pino 1 no conector da unidade. O indicador do pino 1 no conector da unidade em geral fica mais próximo ao conector de energia da unidade. Muitas placas-mães têm dois controladores de unidade PATA, que aceitam no máximo quatro unidades PATA.
Cabos de dados SATA O cabo de dados SATA tem um conector de sete pinos. Uma extremidade do cabo é conectada à placa-mãe. A outra extremidade é conectada a qualquer unidade que tenha um conector de dados SATA.
Cabos de dados de disquete O cabo de dados da unidade de disquete tem um conector de 34 pinos. Como o cabo de dados PATA, o cabo de dados da unidade de disquete tem uma faixa que denota o local do pino 1. Normalmente, o cabo da unidade de disquete tem três conectores de 34 pinos. Um conector na extremidade do cabo encaixa-se na placa-mãe. Os outros dois conectores encaixam-se nas unidades. Se várias unidades de disquete forem instaladas, a unidade A: se encaixará no conector da extremidade. A unidade B: se encaixará no conector do meio.
Conecte o cabo de dados da unidade de disquete à unidade com o indicador do pino 1 no cabo alinhado ao indicador no conector da unidade. Muitas placas-mães têm um controlador de unidade de disquete, que aceita no máximo duas unidades de disquete.
OBSERVAÇÃO: Se o pino 1 no cabo de dados da unidade de disquete não estiver alinhado ao pino 1 no conector da unidade, a unidade de disquete não funcionará. A falta de alinhamento não danificará a unidade, mas sua luz de atividade permanecerá continuamente acesa. Para solucionar esse problema, desligue o computador e reconecte o cabo de dados de forma que o pino 1 no cabo e o pino 1 no conector estejam alinhados. Reinicie o computador.
Siga estas etapas para a instalação do cabo de dados:
- Encaixe a extremidade da placa-mãe do cabo PATA no conetor da placa-mãe. [Figura 1]
- Encaixe o conector na extremidade do cabo PATA na unidade óptica. [Figura 2]
- Encaixe uma extremidade do cabo SATA no conector da placa-mãe. [Figura 3]
- Encaixe a outra extremidade do cabo SATA à unidade de disco rígido. [Figura 4]
- Encaixe a extremidade da placa-mãe do cabo da unidade de disquete no conector da placa-mãe. [Figura 5]
- Encaixe o conector na extremidade do cabo da unidade de disquete na unidade de disquete. [Figura 6
Recolocar os painéis laterais e conectar os cabos externos ao computador | |
|
Agora que todos os componentes internos estão instalados e conectados à placa-mãe e à fonte de energia, os painéis laterais são recolocados no gabinete do computador. A próxima etapa será conectar os cabos de todos os periféricos do computador e o cabo de energia.
Após a conclusão desta seção, você estará apto a:
- Recolocar os painéis laterais no gabinete.
- Conectar os cabos externos ao computador.
Recolocar os painéis laterais no gabinete | |
|
Os gabinetes de computador em geral têm dois painéis, um em cada lado. Alguns gabinetes têm uma tampa com três lados que se encaixa sobre a estrutura do gabinete.
Depois que a tampa estiver encaixada, verifique se os parafusos estão bem presos. Certos gabinetes usam parafusos que são inseridos com uma chave de fenda. Outros gabinetes têm parafusos do tipo porca que podem ser colocados manualmente.
Se você não tiver certeza sobre como remover ou substituir o gabinete do computador, consulte a documentação ou o site do fabricante para obter mais informações.
CUIDADO: Manuseie as peças do gabinete com cuidado. Há tampas de gabinetes cujas bordas são afiadas ou pontudas.
Conectar os cabos externos ao computador | |
|
Depois de recolocar os painéis do gabinete, conecte os cabos externos novamente ao computador. Estas são algumas conexões comuns de cabo externo:
- Monitor
- Teclado
- Mouse
- USB
- Ethernet
- Energia
Verifique se os cabos estão conectados aos locais corretos no computador. Por exemplo, alguns cabos de mouse e de teclado usam o mesmo tipo de conector PS/2.
CUIDADO: Nunca force os cabos ao conectá-los.
OBSERVAÇÃO: Conecte o cabo de energia depois de ter conectado todos os outros.
Siga estas etapas para a instalação de cabos externos:
- Conecte o cabo do monitor à porta de vídeo. [Figura 1]
- Aperte os parafusos do conector para prender o cabo.
- Conecte o cabo do teclado à porta do teclado PS/2. [Figura 2]
- Conecte o cabo do mouse à porta do mouse PS/2. [Figura 3]
- Conecte o cabo USB a uma porta USB. [Figura 4]
- Conecte o cabo de rede à porta de rede. [Figura 5]
- Encaixe a antena sem fio no conector da antena. [Figura 6]
- Conecte o cabo de energia à fonte de energia. [Figura 7]
A Figura 8 mostra todos os cabos externos conectados novamente ao computador.
Inicializar o computador pela primeira vez | |
|
Quando o computador é inicializado, o BIOS (Basic Input/Output System, sistema de entrada/saída básico) da rede realiza uma verificação em todos os componentes internos. Essa verificação chama-se POST (Power-on Self Test, teste automático de ativação).
Após a conclusão desta seção, você estará apto a:
- Identificar códigos de bipes.
- Descrever a configuração da BIOS.
Codigos de bipes de amostragem

Identificar códigos de bipes | |
|
O POST verifica se todos os hardwares do computador estão funcionando corretamente. Se houver algum dispositivo com falha de funcionamento, uma mensagem de erro ou um código de bipe alertará o técnico sobre a existência de um problema. Normalmente, um bipe único indica que o computador está funcionando corretamente. Se houver algum problema de hardware, o computador poderá emitir uma série de bipes. Cada fabricante de BIOS usa códigos diferentes para indicar problemas de hardware. A Figura 1 mostra uma tabela de códigos de bipes. Pode ser que os códigos de bipes do seu computador sejam diferentes. Consulte a documentação da placa-mãe para informar-se sobre os códigos de bipes do seu computador.
Descrever a configuração da BIOS | |
|
A BIOS contém um programa de instalação para definir as configurações dos dispositivos de hardware. Os dados de configuração são salvos em um chip de memória especial chamado CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor, semicondutor metal-óxido complementar), como mostra a Figura 1. O CMOS é mantido pela bateria do computador. Se essa bateria descarregar, todos os dados de configuração da instalação da BIOS serão perdidos. Se isso ocorrer, substitua a bateria e redefina as configurações da BIOS.
Para entrar no programa de instalação da BIOS, pressione a tecla ou a seqüência de teclas apropriadas durante o POST. A maioria dos computadores usa a tecla DEL. Seu computador talvez use outra tecla ou combinação de teclas.
A Figura 2 mostra um exemplo de um programa de instalação de BIOS. Estas são algumas opções comuns do menu de instalação da BIOS:
- Main (Principal) – hora e data do sistema, tipo de unidade de disco rígido, e outras
- Advanced (Avançado) – configurações de porta de infra-vermelho, porta paralela, e outras
- Security (Segurança) – configurações de senha do utilitário de instalação
- Others (Outras) – alarme de bateria insuficiente, bipe do sistema, e outras
- Boot (Inicializar) – ordem de inicialização do computador
- Exit (Sair) – sair do utilitário de instalação
|
Este capítulo detalhou as etapas para montar um computador e inicializar o sistema pela primeira vez. Estes são alguns pontos importantes:
- Os gabinetes de computador são fornecidos em diversos tamanhos e configurações. Muitos componentes do computador devem corresponder ao formato do gabinete.
- A CPU é instalada na placa-mãe com um dissipador de calor/ventoinha.
- A RAM é instalada em slots de RAM localizados na placa-mãe.
- Os adaptadores são instalados em slots de expansão PCI e PCIe localizados na placa-mãe.
- As unidades de disco rígido são instaladas em compartimentos de aproximadamente 9 cm dentro do gabinete.
- As unidades ópticas são instaladas em compartimentos de aproximadamente 14 cm que podem ser alcançados pela parte externa do gabinete.
- As unidades de disquete são instaladas em compartimentos de aproximadamente 9 cm que podem ser alcançados pela parte externa do gabinete.
- Os cabos da fonte de energia são conectados a todas as unidades e à placa-mãe.
- Os cabos de dados internos transferem dados para todas as unidades.
- Os cabos externos conectam dispositivos periféricos ao computador.
- Os códigos de bipes indicam a existência de problemas de funcionamento do hardware.
- O programa de instalação da BIOS é usado para exibir informações sobre os componentes do computador e permite que o usuário altere as configurações do sistema.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|